Os três crivos

Estava lendo a revista da Canção Nova de março que recebo todos os meses e li uma matéria legal do Gabriel Chalita que traz o assunto da “Incontinência verbal”. Que acontece quando alguém fala mais do que deve, fala coisas sem pensar e depois se arrepende. Não consegue guardar um segredo ou quer ser sempre a primeira a contar um fato acontecido.

Você sofre desse problema? Tem dificuldades de “segurar” a língua? Não consegue conter as palavras?

Então quero partilhar com vocês um comentário muito edificante que remete ao tempo dp grande filósofo grego Sócrates. É atribuído a ele um diálogo com seus discípulos que vieram ter com ele para falar da vida dos outros e Sócrates então perguntou, ensinando: “Vocês já passaram pelos três crivos antes de me contar”? Os crivos são:

  1. Verdade
  2. Bondade
  3. Necessidade

“É verdade? Vocês têm provas? É bom? Não vai magoar ninguém? É necessário? Tem alguma coisa a ver com a vida de vocês ou com o bem público?” E os discípulos se calaram e Sócrates voltou a falar de filosofia.

Então meus queridos, lembrem-se que as palavras de tem pode. Poder de levantar e derrubar qualquer pessoa. O que queremos para nós e para os outros?

O que acha de pensarmos antes de falar? De medirmos nossas palavras, se são palavras de vida ou de morte de ajuda ou de humilhação, de edificação ou de desprezo…

O silêncio, a escuta, ajudam experimentar falar somente o necessário e estar cada dia mais em sintonia com o Senhor.

Fiquem com Deus!

Abraço fraterno,

Fabiana

Deixe um comentário