Peregrinos

Bom Dia povo de Deus!

Quero partilhar com vocês a grande bênção que tem sido nesse período quaresmal estar fazendo o Retiro Popular, escrito pelo nosso querido Dom Alberto Taveira. Todos os anos, através da Editora Canção Nova é lançado um retiro com um tema diferente, que nos ajuda nesse tempo tão rico de nossa liturgia.

Esse ano para mim de forma especial o tema, as leituras, os comentários, tudo tem sido muito edificante. O livro nos indica e sugere um maravilhoso itinerário espiritual que consta das seguintes etapas:

1. Oração

2. Leitura orante da Palavra de Deus

3. Vida cristã, vida Igreja

4. Gestos penitenciais

5. Campanha da Fraternidade

6. Páscoa da Ressurreição

O tema desse ano, Peregrinos, vem nos lembrar do que somos aqui na Terra, apenas peregrinos, estamos apenas de passagem por aqui, nosso destino é voltarmos para o lugar de onde partimos: O Céu!

Estamos aqui em peregrinação e peregrinar, significa: Percorrer um trajeto, um percurso em direção a uma meta. Os judeus passaram 40 anos peregrinando pelo deserto em busca da Terra Prometida. Essa peregrinação foi um tempo de provação e crescimento, rumo à Canaã e todas as vezes que o povo de Deus se acomodou, o Senhor enviou ajuda, para que não perdessem o rumo. No caminho foram muitas as tentações: contendas, idolatria, murmuração; pecados que nos afastam do caminho e que muitas vezes nos levam a desistir da caminhada.

Talvez você hoje se encontre como um peregrino perdido, que errou o caminho e não sabe mais como voltar. Talvez as ilusões e os prazeres do mundo tenham lhe cegado, o desejo do ter e do poder tenham lhe seduzido, mas agora você acordou e quer voltar, pois muitas pessoas querem encontrar segurança e buscar a felicidade imediata, deixando habitar no seu coração apenas seus sonhos, os sonhos humanos. “A experiência de fé abraça os sonhos que só Deus pode inspirar e estes são do tamanho da eternidade”, Jesus então te acolhe e te abraça, te dá a mão para te ajudar nesse trajeto de retorno ao verdadeiro caminho.

Deixe que Jesus lhe acompanhe na peregrinação de sua vida, pois nos caminhos por onde passar muitas vezes você irá se deparar com pedras, espinhos, lama, barreiras, bloqueios ou atalhos, que são perigosos pois a facilidade desses atalhos podem lhe levar a perdição(que significa o ato de perder-se).

Como bons peregrinos que somos queremos estar lado a lado com nosso Guia, com nosso Mestre, com nosso Senhor, que como o bom Pastor que é nos leva pelo verdadeiro caminho, que nos levará ao verdadeiro ponto de chegada, para assim cantarmos como o salmista:

“Felizes os que em vós têm sua força e se decidem a partir quais peregrinos! Quando passam pelo vale da aridez, o transformam numa fonte borbulhante, pois a chuva o vestirá com suas bênçãos. Caminharão com um ardor sempre crescente e hão de ver o Deus dos deus de Sião”.

(Sl 84,6-8)        

Um grande abraço a todos e uma feliz e santa peregrinação!

Fraternalmente,

Fabiana Paula

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: