Advento, preparando o coração para a vinda do Senhor!

advento 4Vem Senhor Jesus! Esse é o grande desejo que ecoa em nossos corações nesse tempo litúrgico maravilhoso que estamos vivendo que é o tempo do Advento. Advento é uma palavra que vem do latim “Adventus”: chegada, aproximação, vinda. Neste tempo, celebramos duas verdades de nossa fé: a primeira vinda (o nascimento de Jesus em Belém) e a segunda vinda de Jesus (a Parusia). Assim, a Igreja comemora a vinda do Filho de Deus entre os homens (aspecto histórico) e vive a alegre expectativa da segunda vinda d’Ele, em poder e glória, em dia e hora desconhecidos (aspecto escatológico).

O advento é um tempo de oração, reflexão, onde preparamos o nosso coração e alma para o Natal do Senhor. Viver bem cada tempo litúrgico nos ajuda em nosso crescimento espiritual. Não perder as oportunidades que a Igreja nos convida a viver, nos faz acompanhar bem as estações espirituais e crescer em nossa espiritualidade.

Pensemos que nessa época as pessoas arrumam suas casas, pintam, decoram, compram presentes, roupas novas. Na verdade tirando os aspectos do consumismo que em nada nos edificam, mas olhando com bons olhos essa preparação dos lares, pensemos também que quando estamos esperando alguém muito especial que amamos, nos organizamos, arrumamos nossa casa, fazemos o nosso melhor para que essa pessoa tão especial seja bem acolhida e receba nossa atenção, conforto e sinta-se bem. Casa mal arrumada não é adequada para acolher os amigos e familiares que irão chegar. Jardim sujo não pode se tornar um canteiro para novas sementes. Esperar é também tempo de cuidado, tempo de organização.

Assim deve funcionar também com nossa alma. Devemos prepará-la no Advento para o tempo do Natal, do nascimento de Jesus, por isso estamos num tempo de “faxina interior”. Onde somos convidados à oração, confissão, reflexão e uma busca de crescimento, maturidade interior.

Atentos ao convite do Advento, abramos o coração e vivamos com intensidade essa estação espiritual. É tempo de limpar a alma dos excessos, das sujeiras, das mágoas e falta de perdão, do egoísmo e individualismo, das mentiras e fofocas, das vaidades que nos cegam e da falta de caridade para com o nosso próximo.

Casa mal arrumada não é local adequado para receber quem nos visita. Coração bagunçado dificilmente tem espaço para acolher quem chega. Neste tempo do advento, a faxina da espera deve remover as teias de aranha dos sentimentos que estacionaram em nossa alma. O pó que asfixia o amor deve ser varrido. Tempo novo exige um coração novo.

Vivendo bem esse tempo de vigilância com lâmpadas acesas e preparados para a grande parusia chegaremos com a alma limpa e livre ao Natal guardando no coração os valores eternos e alegria da vida em Cristo.

Fraternalmente,

Fabiana Paula

3 respostas para Advento, preparando o coração para a vinda do Senhor!

  1. Ana Maria Bonelli disse:

    Lindo querida…profundo sem ser pesado….leve,livre,amoroso…ingredientes preciosos ,para alcançarmos a felicidade interior,..desta forma estaremos prontos para semear o amor….um beijo carinhoso,de sua amiga Ana Bonelli

  2. fabianapaulaodm disse:

    Querida Ana, que bom encontrá-la aqui também! Um 2015 de muitas bênçãos, alegrias, saúde e amor de Deus no coração!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: