Seja bem-vindo Papa Francisco!

Olá queridos do meu blog, Paz e Bem!

Quero partilhar com vocês sobre o grande acontecimento do momento: A eleição do novo Papa, que escolheu ser chamado de Francisco, eleição que surpreendeu o mundo inteiro  e trouxe grande curiosidade já está despertando admiração e respeito por todos os segmentos da sociedade, inclusive por não católicos e até mesmo não cristãos.

Quem é esse argentino de origem italiana que se tornou o líder de mais de 1 bilhão e 200 milhões de pessoas espalhadas pelo mundo inteiro?

abaixo está uma matéria do site da Canção Nova, com um relato de um sacerdote que conheceu nosso Papa Francisco enquanto ele era Cardeal em Buenos Aires.

Que o Senhor abençoe e fortaleza a cada dia nosso querido Papa Francisco!

Abraço fraterno,

Fabiana

Quem é o novo Papa?

Imagem

Sacerdote brasileiro conta como era o novo Papa enquanto cardeal

André Alves 
Da redação

A eleição do Papa Francisco no último dia 13 surpreendeu boa parte dos fiéis católicos. Uma das razões para surpresa foi o desconhecimento acerca da figura do Cardeal Bergoglio. No entanto, ao aparecer no “Balcão das bençãos”, o Pontífice despertou a afeição e ao mesmo tempo a curiosidade de muitos.

Padre Décio

Padre Décio José Walker (Foto: Arquivo)

Nossa equipe entrevistou Padre Décio José Walker, sacerdote membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Bíblico-Catequética da CNBB. O padre conviveu com Papa Francisco, quando ainda era cardeal de Buenos Aires. Falou sobre aspectos da vida do cardeal que tornam possível responder melhor a pergunta: quem é o novo Papa?

Por cerca de vinte anos Padre Décio prestou assessoria bíblica à antiga arquidiocese do Cardeal Bergoglio. Com estes trabalhos, ele esteve bem próximo ao cardeal e observou seu jeito de ser e seu perfil de pastoreio.

A partir dessa convivência, Padre Décio destaca por primeiro a facilidade que Dom Bergoglio tinha para relacionar-se com os outros. “Ele não tem nenhuma dificuldade de se comunicar com as pessoas, sejam as mais instruídas ou as menos instruídas. Ele não faz diferenciação”.

O relacionamento entre as pessoas era sempre igual, na mesma simplicidade e sem fazer-se maior que os outros. Apesar de ser cardeal em uma arquidiocese importante para a América Latina, Bergoglio não se preocupava em fazer-se parecer mais importante que os outros.

“Ele não faz muito a pose de quem é autoridade. Quando ele está numa reunião ou na própria celebração, ele não faz parecer ser maior que o outro. Isso é o que, de fato, me tocava mais na presença dele nesses encontros”, afirmou o padre.

Os adjetivos do novo Papa

Papa Francisco pede oração

Papa Francisco, durante sua apresentação no Balcão das Bençãos, pediu oração aos fiéis e inclinou-se. (Foto: arquivo)

Padre Décio evidencia que a simplicidade é a marca mais relevante do novo Papa. Característica esta acentuada pela mídia e perceptível por muitos. Na opinião do sacerdote, a simplicidade do novo Papa pode ter raiz na sua vida humilde.

“Acho que ele cresceu num espírito de despojamento. Depois, entrou para os jesuítas que também tem essa característica de despojamento e austeridade. Todos os ambientes por onde ele passou, foram talvez uma escola na qual ele aprendeu a viver do essencial e não se preocupar muito com as coisas. Talvez, todo esse processo acabou levando-o para esse espírito”, reforçou.

Todavia, o sacerdote destaca em contrapartida, a postura firme de Bergoglio que sabe enfrentar as diversas situações com clareza e firmeza. “Não é uma pessoa que cede para qualquer teoria. Ele não tem muita dúvida, fala com muita categoria e muito bem fundamentado.”

Outra marca é a preocupação com o povo mais simples. Considerando Francisco, o pobre de Assis, o Papa quis ser chamado com o mesmo nome. Padre Décio relata que em vários momentos, Dom Bergoglio tomou partido junto às organizações populares de seu país. Isso por que o povo não estava sendo tratado de forma digna por parte do Governo. Em consequência, sofreu represálias das autoridades locais. Para o padre, Francisco “é uma pessoa que vive pobre e ama muito o povo pobre”.

Dom Bergoglio também é muito inteligente, diz o sacerdote, e consegue captar muito bem as coisas. Ao mesmo tempo, é um homem simples e muito humano. Além disso, ele é sempre muito bem humorado. “Nesses encontros, sempre o vi com sorriso e bom humor.”

Desde que assumiu o cargo de Pontífice, Francisco tem chamado a atenção por seus gestos espontâneos e marcantes. De acordo com padre Décio, este pontificado será mais de gestos do que de palavras. “Acho que ele vai ser um Papa de gestos simbólicos muito fortes. Talvez não vá marcar tanto por grandes discursos e grandes homilias. Ele não gosta muito disso. Ele é curto nas reflexões que faz, porém muito profundas. Ele sempre foi curto nos discursos”.

Dom Bergoglio e sua ação pastoral

Enquanto esteve na arquidiocese de Buenos Aires, padre Décio viu uma ação pastoral que, segundo ele, procurava acentuar o aspecto da espiritualidade que ajudava as pessoas a serem mais humanas. O padre também observou o empenho de Dom Bergoglio em organizar a própria arquidiocese para que todos tivessem acesso maior à Igreja.

“Ele conseguiu colocar muitos padres em bairros onde antes não havia. Conseguiu descentralizar um pouco para que mais gente fosse beneficiada com a presença de sacerdotes ou mesmo de novas comunidades. Uma preocupação para que todos pudessem ter acesso à espiritualidade, ao Evangelho”, relatou.

Para o sacerdote, esse perfil de pastoreio também acompanhará o pontificado do Papa Francisco levando os fiéis ao encontro com Cristo. “No meu entender, ele não vai ser uma pessoa com muitas habilidades administrativas. Imagino que ele vai formar uma boa equipe para essa parte. Ele vai ser mais pastor mesmo, acentuará esse lado do pastoreio e a insistência desse retorno sincero a Cristo, fazendo essa experiência com a pessoa de Jesus; experiência de uma espiritualidade forte.”

O novo Papa iniciou oficialmente seu Ministério Petrino nesta terça-feira, 19, com Missa celebrada na Praça São Pedro, na presença de milhares de fiéis.

Fonte: http://papa.cancaonova.com/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: