Parabéns mulheres!

Hoje comemoramos o dia internacional da mulher e quero prestar homenagem a todas as mulheres, de forma especial a minha mãe e a todas as mulheres amigas entre outras que admiro.

Vocês devem conhecer um pouco da história dessa data, conhecem?

Pra quem não conhece, vamos lá!

História do 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Bem, pudemos ler que é uma data especial e que as mulheres buscam conquistar a dignidade e os direitos que lhes são negados.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/dia_internacional_da_mulher.htm

E falando em dignidade x mulheres, quero dar ênfase Aquele que trouxe dignidade a mulher, que valorizou, amou e acolheu: JESUS CRISTO.

Lemos na Palavra de Deus as passagens onde Ele se encontra com a mulher samaritana, tão marcada pela busca desmedida pela felicidade que só encontrou depois de conhecer e experimentar o amor de Jesus em sua vida.

Jesus cura a hemorroíssa que buscava a cura de seu fluxo sanguíneo, mas foi curada tanto no seu corpo quanto na sua dignidade humana, pois era marginalizada e tida como impura há doze anos, vivia sozinha não podendo tocar em ninguém nem ser tocada. Que lindo descobrir que ela foi curada através do toque na orla do manto de Jesus.

Jesus quebrou todas as barreiras com a mulher samaritana, pois os judeus não se comunicavam com os samaritanos e Jesus se comunica com uma mulher samaritana, absurdo e motivo de censura e até mesmo pelos seus discípulos.

Com a pecadora que derramou seu perfume e suas lágrimas aos pés de Jesus, Ele derramou em seu coração o perdão e a acolhida, curando-a de forma integral.

Com a mulher adúltera quando mostrou que todos temos pecados e o julgar os outros não é nossa função: “Alguém te condenou? Nem eu te condeno, vai e não peques mais”. (Lc 15.7)

Com suas amigas Marta e Maria, quando em Betânia exorta Marta a imitar Maria e ficar com a melhor parte que é estar aos seus pés.

O encontro com Jesus mudou a vida daquelas mulheres e hoje continua a mudar a vida de tantas outras.

Desejo de coração um FELIZ DIA DAS MULHERES e que todas nós possamos fazer como as mulheres do Novo Testamento que tiveram um encontro pessoal com Jesus, assim também queremos diariamente nos encontrarmos com Ele através da Eucaristia, oração e da leitura orante da Palavra.

Lembrando sempre que nosso melhor e maior exemplo de mulher é o de Maria, mãe de Jesus. Ela é exemplo de bondade, oração, fidelidade e escuta de Deus.

Sejamos essas mulheres com sede do amor de Jesus e dessa presença libertadora e transformadora!

Fraternalmente,

Fabiana Paula

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: