Não fecheis o coração!

Abra a porta do teu coração!

Abra a porta do teu coração!

Oi gente, Paz e Bem da parte do nosso Deus!

Hoje o salmo da nossa liturgia nos lembra algo fundamental: Não podemos fechar nossos corações! Mas, porque usar a figura do coração?

O que é mesmo o coração, quais as suas funções? Leiam, vale a pena!

O coração é um órgão formado por musculatura estriada cardíaca. Ele divide-se em dois lados: o lado esquerdo (átrio esquerdo e ventrículo esquerdo) e o lado direito (átrio direito e ventrículo direito).

Funcionamento e funções

A partir de seu lado esquerdo, o coração bombeia sangue para todo corpo retirando e distribuindo substâncias como, por exemplo, gás carbônico e oxigênio. É importante saber que além desta, muitas outras trocas são realizadas, uma vez que através delas, o equilíbrio de nosso corpo é mantido.

Além da grande circulação (citada acima), há também a pequena circulação, esta é assim chamada por possuir um trajeto menor do que a primeira, contudo, ela também é de importância tão elevada quanto a citada no parágrafo anterior.

Na pequena circulação, o sangue é bombeado do lado direito do coração até os pulmões e, de dentro deste órgão, ele recolhe oxigênio e libera o dióxido de carbono. Após isso, ele retorna ao coração, ingressando, desta vez, no átrio esquerdo. Ainda do lado esquerdo, o coração bombeia o sangue ao ventrículo do mesmo lado e, a partir daí, o sangue, agora repleto de oxigênio, parte novamente para o trajeto da grande circulação.

Mesmo enquanto estamos dormindo, o coração não pára de trabalhar, durante o sono, ele continua batendo em média 30 vezes o seu próprio peso a cada minuto. Entretanto, quanto estamos ativos ele trabalha mais aceleradamente bombeando um volume muito maior de sangue ao corpo.

(Fonte: http://www.todabiologia.com/anatomia/coracao.htm)

De uns tempos pra cá, tenho me dedicado a estudar um pouquinho mais sobre o funcionamento do coração desde que fui diagnosticada com hipertensão em um grau leve, mas tendo que tomar remédios para que pressão pudesse ficar estável. Enfim, comprei o livro do doutor Roque Savioli: “Um coração de mulher” e fiquei encantada com o que li sobre o que coração, mas também sobre os cuidados que temos que ter para que ele continue trabalhando bem. Que linda “máquina” criada por Deus e como o coração tem funções importantíssimas. Cabe ao coração bombear o sangue para todo o nosso corpo.  Lemos que mesmo quando estamos dormindo ele trabalha, ou seja está 24 horas em funcionamento e que se ele parar, perdemos a vida…

O salmista nos convida: Não fecheis o coração, ouví, hoje, a voz de Deus!

Ele usa a palavra “coração” porque sabemos que o coração simboliza a fonte das emoções e do afeto e já sabemos sua função como órgão de nosso corpo, enfim, o nosso coração é realmente um “lugar” muitíssimo importante e por isso tão usado na Bíblia para identificar como sendo um lugar chave para que Jesus possa entrar e fazer morada. Talvez já tenham visto um quadro onde Jesus está batendo na porta, mas a fechadura é só por dentro, ou seja, só nós podemos abrir para Ele entrar, até porque Jesus é gentil, educado, Ele não força, espera que nós abramos nosso coração, nossa vida, nossos projetos, nossos sonhos, tudo o que temos e somos e depositemos em suas mãos, pois Ele sabe o que é melhor pra nós.

Em um coração fechado não entra nada… A Palavra de Deus bate e volta, não entra por isso não encontra solo para ficar, crescer e dar fruto. Um coração fechado torna-se árido e sem vida, vive triste, de mau humor e sem esperança. Um coração fechado deixa de ter sangue circulando, pois se torna de pedra e já não há vida.

Jesus está a porta do seu coração, esperando que você o abra, para que Ele possa entrar e fazer morada, transformar sua tristeza em alegria, suas lágrimas em risos, seu pranto em festa, sua desilusão em esperança e seus vazios em muito amor, que só Ele pode dar.

Lembre-se que um coração aberto é sinônimo de um coração saudável, cheio de vida e seguro, onde circula o sangue vitorioso de Jesus, que afungenta o mal e transborda o bem!

Você tem procurado Jesus na Santa Missa, adorando-o no Santíssimo Sacramento, buscando conhecê-lo melhor através da leitura da Bíblia, conversando com Ele, abrindo seu coração? É assim que Jesus pode entrar no seu coração. Faça essa experiência e não arrependerá!

E como o salmista nos convidou, façamos:

“Vinde adoremos e prostremo-nos por terra,*
e ajoelhemos ante o Deus que nos criou!
Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor,
e nós somos o seu povo e seu rebanho,*
as ovelhas que conduz com sua mão”.

Anúncios

Uma resposta para Não fecheis o coração!

  1. Aimá Teixeira Grécia Ramos disse:

    ah! quanta inspiração Fabiana, suas mensagens são como um perfume exalando cheiro bom e agradavél…Deus te abençõe e te quarde.
    Abraços,
    Aimá

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: