Deus escolhe os pequenos!

Olá queridos!

Ao ler a leitura do livro do profeta Samuel, senti-me impulsionada a partilhar tudo o que veio ao meu coração.

Deus os abençoe!

Fabiana Paula

Naqueles dias, o Senhor disse a Samuel: “Até quando ficarás chorando por causa de Saul, se eu mesmo o rejeitei para que não reine mais sobre Israel? Enche o chifre de óleo e vem, para que eu te envie à casa de Jessé de Belém, pois escolhi um rei para mim entre os seus filhos”.
Samuel ponderou: “Como posso ir? Se Saul o souber, vai me matar”. O Senhor respondeu: “Tomarás contigo uma novilha da manada, e dirás: ‘Vim para oferecer um sacrifício ao Senhor’.  Convidarás Jessé para o sacrifício. Eu te mostrarei o que deves fazer, e tu ungirás a quem eu te designar”. Samuel fez o que o Senhor lhe disse, e foi a Belém. Os anciãos da cidade vieram-lhe ao encontro, e perguntaram: “É de paz a tua vinda?”  “Sim, é de paz”, respondeu Samuel. Vim para fazer um sacrifício ao Senhor. Purificai-vos e vinde comigo, para que eu ofereça a vítima”. Ele purificou então Jessé e seus filhos e convidou-os para o sacrifício.
Assim que chegaram, Samuel viu a Eliab, e disse consigo: “Certamente é este o ungido do Senhor!” Mas o Senhor disse-lhe: “Não olhes para a sua aparência nem para a sua grande estatura, porque eu o rejeitei. Não julgo segundo os critérios do homem: o homem vê as aparências, mas o Senhor olha o coração”. Então Jessé chamou Abinadab e apresentou-o a Samuel, que disse: “Também não é este que o Senhor escolheu”. Jessé trouxe-lhe depois Sama, e Samuel disse: “A este tampouco o Senhor escolheu”.
Jessé fez vir seus sete filhos à presença de Samuel, mas Samuel disse: “O Senhor não escolheu a nenhum deles”. E acrescentou: “Estão aqui todos os teus filhos?” Jessé respondeu: “Resta ainda o mais novo, que está apascentando as ovelhas”. E Samuel ordenou a Jessé: “Manda buscá-lo, pois não nos sentaremos à mesa, enquanto ele não chegar”. Jessé mandou buscá-lo. Era ruivo, de belos olhos e de formosa aparência. E o Senhor disse: “Levanta-te, unge-o: é este!” Samuel tomou o chifre com óleo e ungiu Davi na presença de seus irmãos. E a partir daquele dia, o espírito do Senhor se apoderou de Davi. A seguir, Samuel se pôs a caminho e voltou para Ramá.

Gente, me encanta essa leitura porque ela demonstra que Deus não tem os critérios humanos para suas escolhas.

Quem era Davi? Um menino, um garoto, o mais novo de uma família de sete filhos. Davi nem estava em casa quando o profeta Samuel chegou, ele estava no campo com as ovelhas. Nem passou pela cabeça de seu pai Jessé que ele poderia ser o escolhido de Deus [para ser o grande Rei de Israel. Fico fascinada quando leio o que o profeta Samuel disse a Jessé quando ele apresenta seu primeiro filho, na verdade até o profeta pensa ser ele o escolhido, pois era dotado de beleza e de qualidades, mas Deus fala ao coração do profeta e seu pai Jessé fica sem entender. O Senhor falou ao coração do profeta com as seguintes palavras:

“Não olhes para a sua aparência nem para a sua grande estatura, porque eu o rejeitei. Não julgo segundo os critérios do homem: o homem vê as aparências, mas o Senhor vê o coração”. 

Gente, que coisa mais linda essa passagem. Leia uma, duas, três… Cem vezes! Deus não olha como nós olhamos para as pessoas, Ele vê o nosso interior, Ele não olha com os critérios humanos. Fico até imaginando o que deve ter passado na cabeça do irmão mais velho de Davi, que era alto, forte, corajoso, bonito, preparado, mas não foi o escolhido. Imagino o que a vizinhança deve ter comentado: “Meu Deus, Davi foi escolhido”? Talvez, colocando para nossa vida quem te conhece quando te vê pregando ou cantando possa pensar: “Fulano, cantando pra Deus?”, “Fulana, pregando, falando na Igreja?”, as pessoas estão acostumadas a avaliarem quem somos por nosso passado, nossos erros ou limitações e incapacidades e se esquecem que o Senhor faz novas todas as coisas, quem está em Cristo é uma nova criatura e que na Bíblia, Jesus em todos os seus encontros e diálogos procurou sempre os mais pecadores.

Deus vê o nosso coração. Deus não escolhe os melhores, os “prontos”, os sãos, os “capacitados”, os “preparados”, os “fortes”, “corajosos”… Ele escolhe os enfermos, os pequenos, incapazes, despreparados, porque Ele quer confundir os fortes e poderosos, porque as escolhas de Deus nos surpreendem, Ele quer mostrar ao mundo que acolhe a todos e que os fracos e pequenos são sinal da força e da grandeza d’Ele, pois Ele faz maravilhas na vida daquele que crê, que espera e que confia.

Uma coisa muito linda também que aconteceu também foi a unção de Davi com óleo. Naquela época os profetas, os homens de Deus usavam o óleo para ungir os eleitos de Deus. Hoje não usamos mais o óleo “matéria”, porque o Espírito Santo através de nosso batismo, crisma e é claro quando clamamos sua ação em nós, nos unge, nos inspira e nos prepara.

Se Deus te chamar e te escolher para uma missão, tenha a certeza que Ele te Capacitará e te dará meios para que possa cumpri-la dando o seu melhor.

Veja-se sempre como o Rei Davi, pequeno e fraco, mas com a força de Deus um vencedor!

Fiquem com Deus e muita Força, Fé e Fidelidade na missão!

Fabiana Paula

Uma resposta para Deus escolhe os pequenos!

  1. luciana freitas disse:

    Este texto também me faz lembrar a musica do Pe. Fábio que diz que Deus vê o profundo e nos insistimos em ver a margem. Mesmo quando nos achamos “um nada” Deus vê o nosso interior e sabe o quanto valemos. São Francisco nos ensina muito a olhar o outro e a valorizar o outro sem olhar as aparências. O olhar dele para o outro era especial e assim devemos ser, buscar o que o outro tem de melhor e conviver com os seus defeitos pois como diz a palavra ” no que depender de vós vivei em paz com todos”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: