Quaresma, tempo favorável de conversão!

Orar, Jejuar e viver o amor, convites do tempo quaresmal!

Estamos vivendo um tempo belo e precioso na liturgia de nossa Igreja que é o tempo quaresmal.

A quaresma são 40 dias que passamos, desde a quarta-feira de cinzas até o Domingo de Ramos, onde vivemos um espírito de oração e conversão, motivados pelas leituras e práticas espirituais que a Igreja nos convida.

Cada semana da quaresma devemos estar movidos pelo desejo de uma vida de oração mais profunda, de uma intimidade com Deus e como resultado dessa intimidade, uma verdadeira conversão.

A palavra que me vem ao coração é: SILÊNCIO.

Sei que nesse tempo, preciso silenciar mais meu coração, pois só podemos ouvir o que o outro tem a dizer se nos calarmos. Muitas vezes somos assim, nossa oração se torna um monólogo com Jesus, onde falo o tempo inteiro, faço pedidos, reclamações, murmuro, choro, faço uma lista de exigências ao Senhor e não permito que ele fale ao meu coração, que me responda e que conduza meus caminhos, meus passos.

Precisamos aprender a silenciar e esse é o convite que faço a você, pois essa será uma das minhas motivações quaresmais, ser íntima de Jesus e para ser íntima do Senhor, preciso ouvir o que meu Mestre, meu Amigo tem a me dizer. Se quero ser fiel, obediente, preciso ouvir sua voz que me guia, que me orienta. Quero que esse tempo seja um tempo de conversão verdadeira, porém, para que isso aconteça, preciso renunciar às minhas vontades, para ouvir e fazer a vontade do Senhor.

Aproveite meu querido irmão esse tempo de graça, não deixe que ele passe despercebido por você, não se sinta pressionado, mas sinta-se livre para viver as penitências, as mortificações, as renúncias que precisamos fazer para sermos mais e mais livres.

E pense consigo mesmo: O que preciso fazer para ser alguém melhor? Será que preciso fazer um jejum de alimento, para regrar minha vida no autocontrole? Será que preciso desligar a televisão de minha casa, onde entra tanto pecado e devassidão? Será que preciso renunciar a programas que não me trazem nada de positivo, mas só contaminam meu coração com o pecado e os maus pensamentos? Será que preciso frear minha língua que muitas vezes é canal de fofocas e maledicências?

Pense no silêncio do seu coração, quais as brechas que precisam ser fechadas e por onde o inimigo de Deus teima em entrar. A oração vai fechar essas brechas e lhe deixar alerta, atento às tentações que o inimigo lhe traz.

Uma ótima quaresma e vamos nesse período aqui no blog, partilhando temas próprios para nos ajudarem a viver melhor e alcançarmos nossos objetivos espirituais.

Um ótimo fim de semana!

Fiquem com Deus!

Fabiana Paula

Uma resposta para Quaresma, tempo favorável de conversão!

  1. Diego Rezende disse:

    Parabéns pelas palavras …Hoje estou tendo a oportunidade de palestrar sobre o tema que é Quaresma… E o seu texto me ajudou a finalizar tudo aquilo que pedi a Deus como ajudar para passar para aqueles que estarão para ouvir. Com certeza você foi usada como um canal por Deus….

    Como diz as sagradas escrituras:
    Somos mais que vencedores pela virtudes Daquele que nos Amou .. Romanos 8 – 37.

    Agradeço a Deus pelo seu ministério …A Paz !

Deixe uma resposta

