Tenho sede

 É com essa linda frase que Dom Alberto Taveira, Arcebispo de Belém do Pará, nos convida a vivenciarmos esse tempo quaresmal e nos prepararmos para a Páscoa do Senhor.

Todos os anos ele traz aos fiéis o “Retiro Popular”, um caminho de oração, com leituras e exercícios espirituais que nos ajudam nesse caminho e nos dão subsídios para não deixarmos a graça do Senhor passar.

Está sendo uma bênção para mim estar seguindo esse itinerário espiritual, quero partilhar com vocês um pouco como funciona o livro e os passos que se seguem. Bem, é feito de acordo com o liturgia diária e o plano de viagem quaresmal é seguinte:

1. Leitura orante da Palavra de Deus – meia hora de oração pessoal diariamente, dedicada ao Espírito Santo. É sugerido que se leia uma ou mais vezes, se necessário o texto proposto.

2. Meditação – O texto lido é de iniciativa de Deus. Ele tem algo a dizer-lhe. Se quiser, poderá escrever o que o Senhor inspira em seu coração.

3. Oração – Agora, converse com o Senhor a respeito do que você leu e meditou. Confronte com sua vida, mas conversando com Ele, que vê o que está escondido.

4. Contemplação – É bom ficar em silêncio diante de Deus. Um operário, provocado pela pergunta feita por São João Maria Vianney, o Cura d’Ars, sobre o seu modo de rezar, respondeu com simplicidade: “Eu não falo nada! Ele olha para mim e eu para Ele!” A contemplação é assim!

 5. Viver a Palavra: Cada palavra da Escritura é vida e cada um de nós pode, com seu modo de viver, ser a palavra lida e rezada. No correr das semanas do Retiro.

6. Partilha – Durante a quaresma, converse com outras pessoas, testemunhando o que você está rezando e vivendo.

7. Formação – Para cada semana de retiro, há um texto do documento de Aparecida para ajudar-nos a conhecer mais e melhor a Palavra da Igreja.

8. Missão – Acolha a proposta de vivência da caridade e de missão para cada semana da quaresma.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: