Santa Teresinha, Rogai por Nós!

Santa Teresinha - 3

Olá meus amados em Cristo Jesus!

Hoje é o dia dedicado a Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face.

Quero partilhar com vocês um email que recebi de minha querida Fabiana Souza que é minha irmã de comunidade e  muito devota de Santa Teresinha e me mandou uma pequena biografia dela.

Um chuva de rosas para vocês.

Com carinho,

Fabiana.

Santa Teresinha do menino Jesus

          Teresa de Lisieux, nasceu em 02 de Janeiro de 1873, morreu com 24 anos, em 30 de Setembro de 1897. Foi proclamada Doutora da Igreja pelo Papa João Paulo II em 19 de Outubro de 1997.

         Descobri que a riqueza da vida de Santa Teresinha não limita-se ao aspecto espiritual mas também a sua dimensão humana. Ela é um grande modelo de desenvolvimento, de crescimento pessoal, passando do processo de imaturidade a uma realização plena como pessoa. Com a sua vida ela mostra que o nosso desenvolvimento humano sustentado pela graça de Deus pede um esforço pessoal para sermos aquilo que Deus nos pede.

         Um dia na vida de Santa Teresinha, Deus manifestou-se de uma forma particularmente especial que encontramos nos escritos dela com o nome de: “graça do natal”. Pois em uma noite de natal, podemos dizer que Deus veio ao encontro de Santa Teresinha e a fez tomar a firme decisão de mudar de vida, começar o que ela chama de: “caminho de gigante”, que é o caminho de conversão, o caminho do amor.

         Assim também na minha vida um dia Deus entrou de forma mais especial e nasceu no meu coração este desejo de conversão, de amar ( com o amor de Cristo ). Mas deparando-me com minhas fraquezas, meus limites, muitas vezes chegava a pensar que alcançar esta conversão e praticar este amor eram coisas impossíveis de ser alcançadas por mim, que isso era para os santos como: Santo Agostinho, São João da Cruz, Santa Tereza D`avila, São Francisco …. Até o dia que conheci a historia de Santa Teresinha e identifiquei que muitas das fraquezas e limites que ela tinha eu também tenho, mas que também como ela, trago no coração um grande amor por Jesus e desejo de faze-lo amado pelas pessoas. Descobri que precisava abandonar-me no profundo amor que Deus tem por mim independente das minhas fraquezas ou até por causa das minhas fraquezas e tomar a firme decisão de caminhar para Deus na certeza que a graça Dele nunca ira faltar na minha vida, mesmo diante de situações difíceis. Como encontramos nos escritos de Santa Teresinha: Mesmo quando o Sol do amor ( Deus ) se ausentar, não vou me preocupar pois sei que entre as nuvens Ele esta a brilhar. E como o passarinho frágil com as penas molhadas ficarei quieta, confiante no amor e misericórdia de Deus por mim, não tomarei nem uma atitude até que o “sol” volte à aparecer.

         Estou aprendendo com Santa Tersinha que nada deve nos fazer desistir do caminho de Deus, este caminho que é uma eterna conversão.

         Como sabemos Santa Teresinha é a santa das pequenas coisas, o caminho que ela trilhou e a faz doutora da igreja, patrona universal das missões (mesmos vivendo uma vida de clausura), é o que ela mesmo chamou de: Pequena via ou caminho de gigante. Pequena via pois é o caminho do amor, amar a Deus e o amar dentro da alma de cada pessoa independente de quem seja ou o que faça.  Santa Teresenhia entendeu que o dom superior a todos é o amor. Que só o amor nos faz capaz de dar a vida por Jesus, de assumir os sacrifícios da nossa missão. Caminho de gigante pois é o caminho mas difícil, mas exigente diante da nossa natureza humana fragilizada pelo pecado original, pois é o caminho que vai contra os valores que a sociedade nos apresenta. Caminho de gigante pois diante da graça, da força da presença do Espírito Santo que existe tentro de cada um de nós, com a liberdade que Deus nos dá, escolhemos por Deus na nossa vida, escolhemos por lutar contra os impulsos que vez por outra surge dentro de nós, contra o amor, a humildade, a paciência, a mansidão, o da perdão aos que nos ofenderam e ofendem …

         O testemunho da vida de Santa Tersinha nos faz entender que diante da graça de Deus na nossa vida precisamos da uma resposta, e cada pessoa deve da a sua resposta. Se não damos esta resposta a graça de Deus chega na nossa vida mas não produz o fruto que deve produzir, que é nos fazer livres, o que chamamos de liberdade interior. Onde ninguém, nem situação do passado, presente ou as que viram no futuro poderá nos prender e nos privar da liberdade que Deus nos deu pela morte e ressurreição do seu Filho Jesus na Cruz.    

         Na minha vida Tereseinha tem sido uma grande amiga ajudando-me a trilhar este caminho. E fazendo-me a cada dia, perceber que sou livre e sempre tenho a graça de Deus ao meu favor para responder as situações que acontecem na minha vida.

         Esta foi uma das grandes descobertas que Santa Teresinha fez na sua vida e testemunha para o mundo, somos livres e contamos sempre com a graça de Deus para da uma resposta. Ela nos traz a seguinte explicação: Podemos subir em um alto edifícil pela escada que exige de nós mas esforço ou podemos subir pelo elevador. Na vida espiritual não é diferente, podemos tentar vive-la contando só com nossas forças, sendo espertos, agindo muitas vezes como a sociedade nos ensina. Ou podemos unir as nossas forças com a graça de Deus esta é a perfeita combinação, unimos nossa liberdade com a graça de Deus que  na simbologia de Santa Teresinha é um elevador que nos leva a lugares altos. Como um bom Pai, Deus nos pega nos braços e nos faz ultrapassar todas as situações mas difíceis, mesmo diante da nossa apequenes e imperfeição. Ele só nos pede que abandonemos e depositemos nossa confiança Nele, como uma pequena criança que reconhece que nada pode fazer sem o seu Pai. Eis a perfeita humildade, reconhecer que sem Deus nada podemos fazer. E que com Deus e os irmãos podemos realizar muitas coisas, até as mais impossíveis.

         Santa Teresinha é doutora da igreja pois a mesma reconhece que a caminho que ela usou para ser fiel a Deus é modelo para todos. No carisma da nossa comunidade Obra de Maria, Santa Teresinha é uma das santas que deve ser modelo para nós, nos ajudando a viver bem o carisma, a ser fiel ao chamado de Deus na nossa vida.

         Que Ela nos ajude a entender que a graça de Deus que já existe dentro de nós precisa de uma resposta nossa, um esforço da nossa parte para que ela produza na nossa vida o fruto, o projeto de Deus para nós.

Que Santa Teresinha rogue sempre por nós!

Anúncios

8 respostas para Santa Teresinha, Rogai por Nós!

  1. Aimá disse:

    Que Benção esta reflexão de nossa irmã…é fabiana de Jesus? se for, quero que saiba que aprendi a ama-lá rapidinho…ela é muito divertida, animada, disciplinada, gostamos muito dela.
    Nossa, estou maravilhada, Santa Terezinha, cada vez que lemos ou ouvimos algo sobre esta Santa, ficamos em paz…dá um animo, alegria, enfim, estou me sentindo mais leve.
    Obrigada Fabiana Paula, seu blog, é uma gotinha do amor de Deus para minha vida…Que Deus te abençõe.
    Santa Terezinha rogai por nós.
    Aimá

  2. Diane Lourdes disse:

    Entrei nesta página porque fiquei interessada em saber como era ela ,o seu rosto , porque tem uma mulher (amiga conhecida)que me acha muito parecida com a Santa Teresinha,sempre q vem me comprimentar fala “ei minha Santa Teresinha” então vim vê como ela era;mas não achei eu parecida com ela.tenho 11 anos!

  3. Laurentino disse:

    Não tinha conhecimento de Santa Terezinha,foi quando uma colega de trabalho enviou-me um e-mail com uma mensagem de Santa Terezinha, confesso que a partir desse dia foi só benção e coisas maravilhosas estão me acontecendo.

  4. TEREZINHA disse:

    RECEBI DUAS ROSAS DE SANTA TEREZINHA.SINAL DE GRAÇA.
    OBRIGADA SANTINHA.

  5. Quanta graça!! Que exemplo de vida!! Meu coração chega a palpitar lendo essas palavras. sinto o chamado forte de Deus a seguir esse caminho de santidade. E é no dia a dia que vamos dano cada passo e descobrindo o direcionamento que o Senhor nos dá. Santa Terezinha, rogai por nós.
    Viviane Arruda

  6. PARABÉNS SANTA TEREZINHA,OBRIGADA POR TANTAS GRAÇAS QUE ME DESTES.
    MARIA TEREZINHA

  7. EU PRECISAVA MUDAR URGENTE DE EMPREGO E NÃO TINHA
    COMO SAIR DA SITUAÇÃO…
    NO ANO NOVO FUI EM UMA CHÁCARA COMEMORAR E VI UM
    VASO COM ROSAS AMARELAS…DO JEITO QUE EU PEDI PARA
    SANTA TEREZINHA.
    NO FINAL DO DIA PRIMEIRO A CUNHADA DA MINHA IRMÃ OFERE
    CEU AS ROSAS,MAS A MINHA MANINHA NÃO QUIS E ME DEU
    24 ROSAS AMARELAS…MESMO ASSIM DUVIDEI.
    PEÇO PERDÃO A SANTA TEREZINHA,POIS EM FEVEREIRO A
    SANTA ME COLOCOU NO TRABALHO QUE EU QUERIA E TODOS
    OS DIAS EU GLORIFICO ESSA GRAÇA.
    QUERIA MUITO TRABALHAR NESTE LUGAR .CONSEGUI.
    SANTA TEREZINHA RECEBA MILHÕES DE ROSAS NESTE DIA.
    OBRIGADA. PRIMEIRO DE OUTUBRO DE 2012
    MARIA TEREZINHA

  8. Elaine Freitas disse:

    Santa Terezinha,obrigada por estar me ajudando a cada dia a transformar minha vida,meu casamento,minha atitudes,obrigada munha querida Santa Terezinha,rogai pela minha familia e meu casamento.
    amém Santinha querida e amada por todos nós.!
    santa Terezinha rogai por nós.” amém.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: