Entrevista

Olá queridos do meu blog! Paz e Bem ao coração de todos!

Hoje damos início a uma novidade em meu blog. Serão as entrevistas. Estarei sempre postando entrevistas bem interessantes nos mais diversos assuntos e espero que vocês gostem.

Para abrir com chave de ouro, convidei minha amiga e irmã de Comunidade, Elisabeth Silva(Beth), para ser entrevistada por mim. Os detalhes, leiam a entrevista…

Um abraço Carinhoso a todos,

Fabiana Paula.

Mnistração no Morro da Conceição - Recife - PE - 2008.

Mnistração no Morro da Conceição - Recife - PE - 2008.

Entrevista com Elisabeth Silva, Consagrada na Comunidade e coordenadora da missão resgate, grupo que dentro da comunidade Obra de Maria evangeliza através das artes.

 1. Beth, como surgiu a arte em sua vida?

A arte em minha vida surgiu muito pequenina, tudo começou na fase escolar 3 anos e isso foi tomando um gosto e um tamanho em minha vida. Desde pequena sempre fui muito curiosa em relação a dança, como dizia meu pai, se eu escutasse uma panela batendo eu estava me peneirando. Então nesse período era ginasta (eis um dos motivos que sou pequena..risos), então para um bom desempenho eu tive que desenvolver um bom ouvido musical para montar coreografias conforme os instrumentos musicais e não só com os instrumentos de peso como a bateria e o baixo. E nisso fui crescendo, participei de diversas companhias de dança na linha contemporânea e popular.

Já fiz teatro em minha vida, mas a dança venceu. O silêncio dentro de uma música instrumental e você sendo co-responsável em dar vida, forma e expressão é sempre para mim um grande desafio.

Tinha o ideal de fazer a UFBA (Universidade Federal da Bahia), pois era uma das faculdades que tinha dança no Brasil a outra era em Joinville. Então, como terminei o segundo grau muito nova me enveredei na UPE antiga FESP a fazer educação física, onde pensava eu que faria especialização em dança na UFBA.

Mas assim não foram os planos de Deus, como sou de uma família muito humilde e precisei optar em trabalhar (o curso era diurno), meu pai desempregou, então travei uma meta em Deus de dar uma velhice digna a meu pai que pouco depois conseguirá um emprego, ele era vigilante noturno de uma empresa de pneus e já era órfã de mãe.

Como me enveredei para área de tecnologia, nada haver com dança… Esqueci a dança por 10 longos anos em minha vida (foi difícil).

 2. como e quando você começou a usar seus dons artísticos para Deus?

Foi no Rainha da Paz, grupo jovem que participava no colégio das Damas, eu nessa época já estava firme na área de tecnologia e viajava muito, só parava em Recife nos finais de semana, mas quando parava doava-me 100%. Então no Rainha da Paz eu conheci Roseane Karla que estava preste a se formar na UPE antiga FESP e ela fazia Educação Física (como isso mexeu muito comigo, pois eu não gostava de lembrar disso).

Certo dia, na quadra do colégio das damas num domingo até chuvoso senti no coração de criar um grupo de dança que este pudesse evangelizar, para confirmação a Roseane Karla também sentirá a mesma coisa, então entre risos e lágrimas de felicidades nasce o 1º grupo de dança CRISTO EM MOVIMENTO, nele fomos precursoras onde dançavam. Éramos 12 meninas.

Nessa época foi muito difícil pois a dança ainda não havia entrado como ministério, mas persistirmos e no final do 2º ano criamos os festivais de dança, e para a nossa felicidade eram muitos grupos que seguiram pelo ímpeto de evangelizar pela dança.

Sou feliz por fazer parte dessa linda historia de 8 anos.  

 3. Como foi seu chamado para estar à frente no resgate e como foi seu chamado para ser Obra de Maria?

O senhor me pegou pela sapatinha (risos), o Rainha da paz tinha acabado e com isso o cristo em movimento, mas no decorrer dos 8 lindos anos o senhor falará muita coisa, prometera muita coisa e eu não acreditava que tinha se acabado. Então através do padre José Júnior e de Vanádia que falaram do CD Deus Salva e me pediram para coreografar uma música para as crianças. Como resistir? Logo pela dança, como eles sabiam não sei até hoje que eu mexia com dança.

Aceitei e fui coreógrafa e me envolvendo com a Obra de Maria, Deus foi esperto.

De uma música foram duas e por fim todo o CD.

No dia do lançamento lembro bem, após a apresentação eu tinha dado por finalizado, então me sinto encurralada, com questionamentos, e agora Beth o que iremos fazer.

Eu cheia uma desculpa, pois continuava a viajar muito pelo meu trabalho, dizia não ter tempo. Mas o dono do tempo tinha outros planos. O Gilberto me procura ainda no teatro e diz que a dança é a forma de evangelizar com alegria que faltava na comunidade e se eu gostaria de montar um grupo de dança. Eu não tinha caminhada na comunidade, e esse convite me incomodou demais, pois mexia com meus sonhos. Pois a historia da dança sempre ficará mal acabada em minha vida. Após muitas relutas comigo mesma, não me julgava apta (no Cristo em Movimento, nunca tomei a frente, a Roseane era nossa coordenadora e coreógrafa, todas as integrantes a ajudavam a montar as coreografias, pois achava que ela estava mais apta por ter continuado Educação Física e eu tinha abandonado). Mas como o senhor mesmo diz: “Ele não escolhe os capacitado, mas capacita os escolhidos”, aí disse SIM e no dia 03/07/2004 nasce a Missão Resgate, onde vejo realizar cada promessa que um dia o senhor prometera quando era do grupo Cristo em movimento, e logo após participei de um vocacional e nesse mexeu muito com as minhas estruturas e foi o meu chamado a SER obra de Maria.

 4. como funciona atualmente a missão resgate?  E quais são as novidades para esse ano?

Bem a Missão Resgate no seu ano 5º, passou por uma linda reforma onde entendemos que não é somente um grupo de dança e sim uma linda missão de resgate de almas para Deus.

O Resgate desde sua criação acontece todos os sábados na casa de missão São Miguel, no Alto do Mandu.

Com a reforma do Resgate, onde hoje buscamos mais espiritualidade e unimos a técnica, o resultado são as belas coreografias dançadas pela missão.

Como toda a criança aos 5 anos está formando sua personalidade, assim mesmo é o Resgate, mas Deus nos pediu mais, que avançássemos as águas mais profundas e que não precisavam somente  quem soubesse dança e sim quem quisesse ser rede resgate com os seguintes projetos:

  • A SETA – A intercessão na terças- feiras por um grupo e os que não estão presente se unem através da oração de intercessão, onde esta segue a mesma dinâmica de uma intercessão, onde fazem escutas e no dia seguinte me é passado, onde me uno as palavras da intercessão. Esse projeto tem sido a nossa riqueza, e sentir onde Deus nos quer soprar e para onde ir.
  • ARTE EVANGELIZADORA – Esse é o projeto que nos leva a origem, onde envolve a arte de um modo especial a Dança, bem como, teatro, artes plásticas e a musica.
  • RESGATANDO ALEGRIA – Esse projeto envolve as visitações a creches, asilos, ONG, irmãos de rua. Levando a arte com alegria e muito amor aos mais necessitados.
  • RESGATE DA EVANGELIZAÇÃO – Esse projeto tem 100% conexão com o projeto Resgatando Alegria, onde através de pedágios nos tornamos pontes para auxiliar pessoas que querem ajudar e não sabem como. Onde as pessoas recebem palavras de vida, a agenda do resgatando alegria e as necessidades dos donativos, bem como, as data dos pedágios para que possam ajudar trazendo seus donativos nas datas e locais marcados e, caso queiram essas pessoas podem ser Amigo Resgate nas visitações do Resgatando Alegria. Os missionários dos pedágios devem está sempre bem coloridos com identificação de crachás.
  • RESGATINHO – Esse projeto é o que envolve nossas crianças, onde através de personagens infantis se unem com o trabalho da Vanádia (boneca Lilá) e a Andrielly (Lulubel). Esse projeto tem nascido o desafio dos gibis infantis (EM BREVE).

 5. Deixe uma mensagem para os internautas que se sentem chamados a somar para Deus através das artes.

É necessário sairmos de nossa zona de conforto e deixar Deus  soprar onde Ele quiser, se para isso for necessária a dança: dance com a alma, o teatro: interprete em Jesus, a musica: testemunhe o que cantas, nas artes plásticas como os desenhos artísticos, pintura em tela e escultura: doe o instrumento e deixe Deus criar.

Um artista de Deus nada mais é do que um vaso que através da arte Deus floresce vida.

Se perguntares, mas eu não sei fazer nada disso.

Pergunto-te: você sabe sorrir?  Você sabe amar?

Então já tens as ferramentas necessárias a trazer a alegria, o amor no coração do outro.

E só doar-se e Deus fará. Coragem!

 Recebam em Deus um carinhoso abraço.

Elisabeth Silva. 

No show de lançamento do meu CD - maio de 2008.

No show de lançamento do meu CD - maio de 2008.

Cena do espetáculo "O chamado", idealizado e coreografado por Elisabeth silva, apresentado nos 15 anos da Obra de Maria - Janeiro de 2005.

Cena do espetáculo "O chamado", idealizado e coreografado por Elisabeth silva, apresentado nos 15 anos da Obra de Maria - Janeiro de 2005.

Participação no Kairós Obra de Maria na Canção Nova - Cachoeira Paulista - 2009.

Participação no Kairós Obra de Maria na Canção Nova - Cachoeira Paulista - 2009.

10 Responses to Entrevista

  1. Elisabeth disse:

    Fabiana, me sentir honrada em abrir a sua serie de entrevistas.
    Que Deus te abençoe sempre.
    E que um pedacinho de minha historia possa trabalhar em muitos corações.

    Xero no coração e na Alma

  2. Amanda disse:

    Essa entrevista foi muito importante. Quando pensamos que já decidimos nossas vidas, o Senhor dos nossos planos com sua imensa fidelidade e com seu imenso amor nos surpreende com seu jeito de agir de forma suave. Muito linda essa entrevista

  3. Paloma disse:

    Fabi, Parabéns pela iniciativa. Adorei esta novidade!!!
    Os testemunhos, a história de vida em Deus dos nossos irmãos nos edifica muito, serve como inspiração para a nossa própria vida, para a nossa vocação…
    E ainda é – como no caso da entrevista de Beth – uma forma de propagar o Carisma àqueles que não o conhecem.
    Parabéns a Beth, tb, pelo seu sim e por todos os frutos que o Senhor já colheu, está colhendo e colherá a partir dele. Sou sua “fã”!!! rsrs 🙂

  4. Fernanda disse:

    Oi Fabi, legal demais essa entrevista, legal!

    Muito bonito o testemunho de Beth e é lindo saber que podemos evangelizar com nossos talentos!

    Força meninas!
    Nanda.

  5. Karina disse:

    Fabiana,

    Sempre quis ter dons artísitcos e não fui agraciada com tais qualidades…

    Mas lendo a entrevista de Beth, vi que mesmo não tendo o padrão corporal que o mundo pede,mesmo não sabendo cantar, dançar ou fazer algo relacionado a arte, posso com o meu sorrisso e com o meu sim a Deus ser canal para os outros.

    É bom saber disso…
    Beijão e parabéns pela entrevista, que venham outras…

  6. Oi Fabi!
    Paz e Bem!

    Ela é D+!

    Deve ter ficado com aquela carinha de boba igualzinho quando ela ver que concluiu uma coreografia de acordo com os planos de Deus!!!kkk…
    Eu estou falando de Beth pessoa maravilhosa que Deus teve o carinho de colocar em minha vida!

    Adorei a iniciativa também e a entrevista…Já conhecia toda a história mas, todas as vezes que escuto e agora que li novamente é como se minhas forças de trilhar os caminhos de Deus fossem renovadas.

    Bjão a você e estarei aguardando a próxima.

  7. luciana disse:

    Muito bacana esta novidade! Beth seu trabalho é realmente lindo. Bjs

  8. Camile disse:

    Olá Fabiana,

    Muito bela essa entrevista…

    Parabéns pelo trabalho, se morasse em Recife, iria particpar do resgate e da Obra também…

    Bjs,
    Camile.

  9. josimar disse:

    ola fabiana parabens pela iniciaiva de testemunhar o amor de deus atraves dos tstemunhos como de bethe. amo d++++++++++ a bethe ela sabe disso é minha mãezona espiritual deus te bençõe sempre bethe que vc possa sempre “dançar ao som da musica do cêu” e reponder ao seu chamado ok abração pra tu pequena GIGANTE…….

  10. Marcelo Vasconcelos disse:

    Grazie!
    Que iciativa maravilhosa, pois cada mais vejo a mão de Deus na comunidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: