Estudo Bíblico

Esta foto foi feita pelo meu irmão de comunidade, o Adélio. Eu estava lendo e meditando a leitura da transfiguração de Jesus. E estava no Monte Tabor - Terra Santa.

Esta foto foi feita pelo meu irmão de comunidade, o Adélio. Eu estava lendo e meditando a leitura da transfiguração de Jesus. E estava no Monte Tabor - Terra Santa.

Bom dia meus queridos em Cristo Jesus!
Paz e Bem ao coração de todos!
Nesta sexta, sábado e domingo todos nós da Comunidade estaremos no Congresso anual da Renovação Carismática participando e também comemorando nosso aniversário de 19 anos de fundação. Será uma bênção! No domingo eu e a dupla DDD estaremos fazendo um show comemorativo! Na segunda trarei um resumo para vocês que não em Pernambuco ou que não estarão aqui para participar.
Bem, mas vamos a um assunto importantíssimo. Como está o estudo da Palavra de Deus entre vocês? Vocês têm lido, estudo, meditado a Palavra do Senhor? Tem dado o tempo que ela merece ?
Espero que nesse ano de 2009 possamos aumentar ainda mais nossos conhecimentos sobre a Bíblia, para crescermos em nossa espiritualidade e fé.
Por isso, trago a vocês o estudo bíblico que realizamos aqui na Comunidade Obra de Maria, um dos nossos Padres, o Pe. José Júnior, elaborou um estudo simples e bem interessante sobre a Bíblia. Você vai precisar de um caderno para fazê-lo todos os dias. Vamos então passo a passo.
Transcrevo então o email que ele nos passou, já é uma bênção para nós, espero que seja para vocês também!
Quero depois receber as impressões e os resultados práticos do estudo.
Deus os abençoe,
Fabiana Paula.

Estudo Bíblico

Sem sombra de dúvidas a Bíblia é um dos livros mais vendidos em todo o mundo. São milhares de Bíblias impressas e vendidas todos os anos, sem falar nos livros e comentários de estudiosos que dela se ocupam. No entanto, surgem problemas na compreensão de sua mensagem. O objetivo principal de nós lermos as sagradas escrituras é o de conhecer o pensamento de Deus, no sentido de que desejamos fazer a sua vontade.
Com a Bíblia não fazemos história, mas, teologia, embora se encontrem traços da história do povo de Israel, que são valiosos e as vezes únicos para explicar a sua origem. Porém não podemos considerar todos os fatos, sobretudo do Antigo Testamento, como históricos, mas teológicos. Eles não deixam de ter o seu valor, mas o acento principal é a compreensão sobre Deus, JAWEH, o Deus que salva. Este tem sido basicamente o problema da interpretação bíblica, ou seja, não podemos olhar para a Bíblia com um olhar unicamente fundamentalista, mas considerar os aspectos culturais que envolviam aqueles que foram os escritores da história sagrada.
Pensando na necessidade do estudo da Palavra de Deus, criamos o Estudo Bíblico. É um método prático que tem como objetivo definir uma linha de estudos para toda a Comunidade. Cada missão pode dinamizar o Estudo Bíblico na partilha, mas cada membro tem que ter um caderno de estudos bíblicos onde fará as anotações de acordo com o esquema abaixo. O estudo é baseado no evangelho do ano Litúrgico corrente de modo que a cada semana se estuda um tema daquele evangelho.

Passos a seguir:
Após a leitura do trecho do Evangelho seguimos os seguintes passos:

1) Tema. Destaque o tema principal, geralmente nas bíblias vem dividido em temas e são justamente estes temas que estudamos em cada semana, pois o estudo é semanal.
2) Personagens. Destacar os personagens envolvidos no episódio estudado.
3) Lugar. Na nossa missão principal é muito importante sabermos onde se passaram os principais fatos da história bíblica, por isso que este item é muito importante.
4) Verbos, palavras ou expressões principais. Aqui deve-se destacar um versículo ou uma palavra ou verbo principal daquele trecho.
5) Mensagem principal. Neste ponto do estudo já teremos uma idéia da mensagem principal do texto estudado.
6) Contribuição para a vida. Após destacarmos a mensagem principal responderemos aqui como essa palavra me ajuda a viver melhor a minha vocação.

Bom estudo!
Pe. José Júnior.

Anúncios

2 Responses to Estudo Bíblico

  1. Romildo Ribeiro disse:

    Gostei muito da ideia. Sempre quis fazer um estudo biblico!
    Pergunto! Teremos todos os dias o tema a serem estudados?

  2. Elizangela disse:

    A paz!
    Eu quero dizer muito obrigado por ter publicado esses passos para o estudo biblico pois eu sempre quis fazer um estudo completo e simples e vc me ajudou obrigada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: