tesouroperolarede

A PARÁBOLA DO TESOURO ESCONDIDO

 (Evangelho de Mateus cap. 13, 44-50)

O Reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo.

 A parábola da pérola

 O reino dos céus é também semelhante a um que negocia e procura boas pérolas ;  e, tendo achado uma pérola de grande valor, vende tudo o que possui e a compra.

A parábola da rede

O reino dos céus é ainda semelhante a uma rede que, lançada ao mar, recolhe peixes de toda espécie. E, quando já está cheia , os pescadores arrastam-na para a praia e, assentados, escolhem os bons para os cestos e os ruins deitam fora. Assim será na consumação do século; sairão os anjos, e separarão os maus dentre os justos,. E os lançarão na fornalha acessa; ali haverá choro e ranger de dentes

 As parábolas do Tesouro e da Pérola ensinam duas grandes verdades:

 1) O reino dos céus é um tesouro de valor incalculável que deve ser buscado acima de tudo 

2) É obtido quando renunciamos a tudo que nos impede de ser parte dele. Vender tudo significa que de todo nosso coração devemos abdicar de  todos os demais interesses por um único interesse supremo, que é Cristo.

 A parábola da Rede revela mais uma vez a verdade que Cristo enfatizou, isto é, que nem todos que estão no reino, na sua presente fase visível aqui na terra são verdadeiramente filhos de Deus. Na parábola da Rede que trata da volta de Cristo para julgar o mundo depois da tribulação a ceifa dos pecadores e a dos justos está na mesma ordem mencionada na parábola do joio e do trigo: os ímpios são ceifados primeiro, e os justos, em segundo lugar.  Tal seqüência mostra claramente, que a separação dos ímpios entre os justos terá lugar no fim da tribulação, e não no arrebatamento da igreja, ocasião em que o povo do Senhor é retirado do mundo. Nesta parábola Cristo volta a ressaltar o fato de que entre o povo de Deus há muitos que não são verdadeiramente leais a Ele e à sua Palavra. Isso nos faz pensar em nossa vida, em nós mesmos, lembrando aquela outra citação: “Nem todo o que diz, Senhor, Senhor, entrará no Reino dos Céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que estpa nos céus”.(Mat 7.21).

 

Anúncios

One Response to

  1. Romildo disse:

    Hoje mais do que nunca, rezo para reencontrar o caminho de volta.
    Busco essa pérola preciosiosa que é Jesus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: