Parábola do Bom Samaritano

Bom samaritano

Levantou-se um Doutor da lei e para pô-lo a prova, perguntou: “Mestre, que devo fazer para possuir a vida eterna?”

Disse-lhe Jesus: “Que está escrito na lei? como a lês?”

Respondeu-lhe ele:

“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu pensamento (Deut 6,5) e ao teu próximo como a ti mesmo (Lev 19,18). Falou-lhe Jesus: “Respondeste bem: faze isto e viverás”. Mas, ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: Quem é o meu próximo? Jesus prosseguiu, dizendo: Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e veio a cair em mãos de ladrões, os quais, depois de tudo lhe roubarem e lhe causarem muitos ferimentos, retiraram-se , deixando-o semimorto. Casualmente , descia um sacerdote por aquele mesmo caminho e, vendo-o , passou ao longe Semelhantemente , um levita descia por aquele lugar e, vendo-o , também passou bem longe. Certo samaritano , que seguia o seu caminho, passou-lhe perto , e , vendo-o , compadeceu-se dele . E, chegando-se pensou-lhe os ferimentos , aplicando-lhes óleo e vinho ; e, colocando-o sobre o seu próprio animal , levou-o para uma hospedaria e tratou dele . No dia seguinte, tirou dois denários e os entregou ao hospedeiro, dizendo : Cuida deste homem, e, se alguma coisa gastares a mais , eu ti indenizarei quando voltar . Qual destes três te parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos salteadores ? Respondeu-lhe o intérprete da Lei : “O que usou de misericórdia para com ele”. Então, lhe disse Jesus : “Vai e faze tu o mesmo.” (Luc 10, 25-37)

Essa Parábola é belíssima, nos traz um ensinamento profundo.

Amar a Deus significa viver em gestos e ações aquilo que proferimos com palavras. De nada adianta sermos hipócritas, dizermos que amamos a Deus e não amarmos o nosso próximo. E nosso próximo, como nos ensinou Jesus, não é só aquele que amamos e que está “próximo” de nós, mas todos os que encontramos no nosso dia-a-dia. “Se amamos somente aqueles que nos são caros, que recompensa teremos?(Mt 5.46) Este foi o ensinamento de Jesus.

A vida e a graça que Jesus nos transmite deve produzir em nós amor, misericórdia e compaixão pelos necessitados e aflitos. Esse amor é um da graça de Deus.

Quem tem Jesus no coração deve viver a altura do amor Dele. Quem tem Jesus no coração não pode dar às costas as necessidades do outro, como fez o sacerdote e o levita que iam com pressa e não tinham “tempo” de socorrer aquele que naquele momento era seu próximo.

Quem diz ser cristão, mas tem um coração endurecido, insensível diante da dor do outro, ainda não teve uma experiência com o amor e a misericórdia do Senhor.

A simbologia do “bom samaritano” foi muito própria, escolhida a dedo por Jesus, porque naquele tempo os samaritanos (que habitavam na região da Samaria) eram tidos por impuros, pagãos, lembram do texto de Jesus com a Samaritana, Jesus quebra toda regra judaica ao conversar com aquela mulher que além de ter uma vida errada, era samaritana. (confira Jo 4, 1-42).

Os samaritanos não eram “puros”, haviam se misturado com outros povos e além disso, cultuavam outros deuses, tudo isso, fazia com os judeus tivessem um desprezo profundo por eles. Daí, Jesus, na sua sabedoria coloca um samaritano que é o único que usa de misericórdia, o levita adorador da arca do Senhor, o sacerdote, figura máxima do templo, não foram capazes de agir com misericórdia, isso significa dizer, que Deus não olha as aparências, mas vê o coração, por isso, façamos como o Bom Samaritano. “Percamos” tempo para ajudar, para estar solidário com o outro, pois é isso que agrada a Deus, ele mesmo disse: “Quero misericórdia, não sacrifícios”.(Mt 9.13)

Um beijão para todos e aguardem amanhã, vamos meditar outra parábola de Jesus.

Com carinho,

Fabiana Paula.

One Response to Parábola do Bom Samaritano

  1. Romildo disse:

    Ao ver um èbrio na calçada, um garoto de rua, um idoso abandonado, mim sinto um traidor. Por conhecer a cura e não anúciar, por conhecer o caminho e não guiar, por ter abrigo e não amparar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: