Quanto vale uma vida humana?

bebe-1

Sexta-feira passada ao ir para minha casa, me deparei com uma cena terrível. Um casal de irmãos tinham acabado de ser assassinados, no meio da rua, em plena tarde com um número grande de pessoas transitando. Os motivos reais do assassinato não sei, mas as testemunhas disseram que o assassino após a execução saiu calmamente na moto que estava, com outro dirigindo… Matou-os friamente sem dó nem piedade. Passei na rua( não tinha outro caminho…) e meu coração ficou partido. Fiquei pensando: Quanto vale uma vida humana, qual o valor de uma vida humana? Parece que está tudo banalizado e a vida não tem mais valor, mas é aí que nossos valores éticos e religiosos devem se tornar visíveis.

Eu não poderia deixar de citar aqui o caso polêmico da menina pernambucana que foi estuprada pelo padrasto e ficou grávida aos nove anos de idade.
Toda a sociedade civil ficou chocada com a notícia e muito se dizia a respeito do que se faria com a criança.
O nosso Bispo Dom José Cardoso Sobrinho se posicionou como sempre a Igreja se posiciona, a favor da vida. Suas palavras e a questão da excomunhão foram mal interpretadas e não foi Dom José que os excomungou, foram eles mesmos aos aceitarem fazer tais práticas.
Uma criança que estava no ventre com gêmeos, que faltava pouco mais de um mês para fazer uma cesariana (6 meses), foi forçada por pressões políticas a legalidade plena do aborto, a cometer um genocídio de duas crianças inocentes. Sabe-se de casos, no IMIP(Hospital pernambucano referência em atendimento a gravidez de risco) semelhantes, crianças com 10 anos de idade, em que aos 6 meses de gravidez a mãe fez cesariana tornando-a pré-matura e vive extremamente feliz hoje.

Mas, aonde quero chegar; no tema em questão: A vida humana, o aborto de inocentes, fico pensando, Porque não existem ONG’s de proteção a criança no ventre? ONG’s de defesa ao genocídio infantil.
Uma criança que nem se pode se defender!!!!!!!!!!!!!!!!!! Uma criança indefesa que não pode
lutar pela vida .
Lembro agora uma frase de Dom José Cardoso: “O mundo inteiro foi contra o holocausto, onde seis milhões de judeus foram mortos. O que está acontecendo é um holocausto silencioso, onde um milhão de crianças são vítimas de aborto no Brasil.”.

Vou continuar postando assuntos com relação a ética, e é claro a vida.
Lembremos da frase de Jesus: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham plenamente”.(Jo 10.10)
Fraternalmente,
Fabiana Paula.

Acessem também, o site abaixo e leiam na íntegra, a matéria do Padre da Cidade de Alagoinha:
http://www.cleofas.com.br/virtual/texto.php?oc=OPINIAO&id=opi0441

About these ads

17 respostas para Quanto vale uma vida humana?

  1. Fatima Santana disse:

    Olá Fabiana, a paz.Com certeza nos dias de hoje a vida humana ñ está falendo nada,diante de tantos absurdos que acontecem.Como a coisa mais natural do mundo.E,digo mais se nós que praticamos a vida cristã ñ fizermos algo,levando o conhecimento doutrinário as pessoas,para que possam analisar suas ações, seremos tb culpados por omissão.Dom José foi firme e verdadeiro, pq conhece e sabe os planos de Deus para cada um, mesmo diante de um fato tão terrível como este que estamos presenciando.Sigamos o seu exemplo, como diz o ditado:’quem obedece nunca erra’.E, para mim, o valor de uma vida é o próprio sangue de Jesus que foi derramado, por amor,UNICAMENTE POR AMOR,pq sabia que precisavámos deste ato misericórdioso.E, tantos exemplos que nós temos de pessoas que tiveram a chance de viver,e,hj fazem parte da nossa história.Espero em Deus,que toda esta polêmica sirva para valorizarmos mais a vida humana.Que Deus nos abençoe!Paz e bem.

  2. FABIANE E RICARDO disse:

    Eu
    sinto que o maior destruidor da paz, hoje, é o
    aborto, porque é uma guerra contra a criança – um assassinato direto de uma criança inocente – assassinato pela própria mãe.

    E se nós aceitamos que uma mãe pode matar até mesmo seu próprio filho, como podemos dizer para outras pessoas que não matem umas às outras?

    O mundo que Deus nos deu é mais do que suficiente para todos, segundo os cientistas e pesquisadores; existe riqueza mais do que de sobra para todos. É só uma questão de reparti-la bem, sem egoísmo.

    O aborto pode ser combatido mediante a adoção. Quem não quiser as crianças que vão nascer, que as dê a mim. Não rejeitarei uma só deças. Encontrarei pais para elas”.

  3. Carla disse:

    Oi, Fabiana!
    O sangue de Jesus foi derramado por cada um de nós, pela nossa salvação, pela nossa vida. Valemos o Seu preciosíssimo sangue! Infelizmente hoje a inversão de valores está tomando conta da sociedade; as coisas erradas estão se tornando certas e as certas são vistas hoje como erradas.
    Fica a cada um de nós a missão de procurar transformar o meio em que vivemos, incultir os valores realmente corretos; em nossa casa, aos nossos familiares, nas casas que visitamos…
    Deus nos abençoe.

  4. Romildo Ribeiro disse:

    Oi, Fabiana
    “Acredito tabem que não é pelo corpo que se deve avaliar o homem. Não foi apenas por esta insignificância que cristo deu a vida.
    O valor e grandeza do homem estão na alma.
    Estão nos pensamentos que o ocupaam, nas palavras que profere, nas ações que pratica!”

  5. Eduardo Aires disse:

    Fabiana,

    achei excelente o que você postou em seu blog,o Nosso Bispo passou a ser tachado no mundo inteiro como retrógrado, antigo e fechado. Mas o que de fato é ser “careta” ? é deixar morrer crianças inocentes? o maior problema Fabiana é que a mídia deixou de lado a acusãção do PADRASTO pedófilo, para ver o “Bispo Careta, antigo”, o que dói meu coração, é perceber que mesmo com a verdade da igreja e com sua ndoutrina as pesoas conseguem retirar o fato do culpado verdadeiro, no caso o padastro e colocar a culpa na Igreja que só fez cumnprir o seu mandato : “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”.
    Você está de parabéns por colocar em seu blog a nossa defesa.

    um abraço carinhoso,

  6. Fabiana,

    estamos unidas na defesa pela vida e unidas tb pelo sofrimento, quando a vida é banalizada.

    Bem-vinda a Cachoeira Paulista!
    Foi bom conviver na Terra Santa.

    Com carinho,

    Lilian Maria – TV Canção Nova

  7. Tamara Alexandra disse:

    querida Fabiana,

    A nossa vida vale muito, vale o sangue de Jesus derramado na cruz do Calvário!

    Um grande abraço,
    Fabiana.

  8. Priscila disse:

    Fabi,

    todos nós ficamos chocados com o que aconteceu com a menina e ela é claro, foi apenas uma vítima da maldade do homem, mas as crianças que estavam em seu ventre jamais poderiam ser sacrificadas.

    Vamos dizer um BASTA ao genocídio infantil e a matança de inocentes!

    Nós Cristãos Católicos precisamos sair de cima do muro e proclamar sim a vida e não ao aborto.

    Reflitamos sobre isso e deixemos de temer o que a opinião pública e a imprensa vão achar!

  9. Vanessa Costa disse:

    Fabiana, como já foi comentado nossa vida vale o sangue de Jesus, vale sua ressurreição e não importa se estamos dentro ou fora da barriga de nossas mães, somos todos filhos e filhas de Deus!

  10. Rodrigo disse:

    Cada criança abortada e uma lança que vai ao coração de Deus.

    Fiquemso atentos aos políticos que elegemos e sua ideologia, assim não vamos nos surpreender depois.

    Nosso presidente, que afirma ser “católico”, criticou a igreja e apoiou a prática do aborto realizado na menina, imaginem se ele não fosse católico eim… De católicos assim, desculpem mas o inferno estpa cheio. Chega de hipocrisia, temos que levar a verdade da vida e nos momentos mais difíceis dizer não ao aborto, quando todos sim…

    Como vc escreveu em seu post: Jesus veio para que TODOS tenham vida, todos são todos…

  11. Cristiana Ferrari disse:

    A vida para muitos só tem valor com dinheiro e poder.

    Mas, enquanto os homens vêem as aparências, Deus vai além e vê o coração!

    Toda vida não importa em que estágio esteja é importante para Deus.

    Vamos dizer SIM a VIDA e Não ao aborto.

  12. Alda santos disse:

    Olá Fabí,
    desde este acontecimento em pernambuco que tenho meditado como o nosso país diz defender a pena de morte e permite o aborto??? Que diferença existe? ao contrário, é pior porque estão matando inocentes… Deus é VIDA, e a vida devemos sempre dizer SIM. Rezemos pelos anjos que se foram e por aqueles que não sabem o que dizem e nem o que fazem.
    Estamos unidas irmá em defesa da vida

  13. Assuires disse:

    Essa foi a resposta que enviei ao “yahoo respostas” sobre o caso do aborto em Recife; onde me solidarizei com o arcebispo Dom José e também me alinnhando com a matéria do blog da irmã Fabiana “Quanto vale uma vida humana?”

    Tenham por obséquio a paciência de ler:

    O que você acha do arcebispo ter condenado o aborto na menina de 9 anos estuprada e grávida de gêmeos?
    Para arcebispo, excomunhão é ‘remédio espiritual’

    http://br.noticias.yahoo.com/s/06032009/

    • Manaus, AM, 06 de março de 2009

    Tomamos conhecimento do caso em questão. Tivemos o cuidado de ler as opiniões anteriores acerca do assunto, por parte dos amigos do yahoo respostas.
    Antes, pela manhã, vimos um rápido artigo num jornal local, em Manaus…
    Devemos dizer que conhecemos pessoalmente o Sr Bispo Dom José Cardoso Sobrinho. Apesar das opiniões em contrário, no contato que com ele travamos, nos foi possível perceber o seu lado humano. Não podemos coadunar com as impressões que o execram!
    De fato, a sua posição foi dura e causou polêmica; como já era esperado. Notamos que, até os comentários de Nr 119, poucos, muito pouco foram favoráveis à sua medida e posição. É algo que mereçe respeito, particularmente por estarmos no Brasil, pátria que adotada a liberdade de expressão e o respeito às individualidades. Pensamos que isto seja muito bom!!!
    No entanto, há que se considerar o fato de que PEDOFILIA é um assunto e ABORTO é outro.
    No caso em tela, a posição da Igreja foi a de se posicionar contra o aborto, que é crime! Não quis se referir ao crime (também) da pedofilia. Penso que isto, para as pessoas sensatas, tenha ficado muito claro.
    Isto posto, podemos verificar que o ato de abortar foi “autorizado” pela mãe e executado pela equipe médica. É necessário que demos “a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”. Ratificamos: a Igreja se posicionou contra o ABORTO. Independente de estarmos sob os aupícios da lei que autoriza o ato nestes casos… Pensamos que a lei poderia ser revisada!!! (…)
    Alguém neste espaço disse que se a equipe médica se recusasse ao procedimento poderia ser penalizada juridicamente. Pode ser. Mas a questão não repousa sobre este aspecto.
    O aborto, no Brasil ainda não foi autorizado; salvo essa “brecha” na lei…
    Refletir sobre a questão da excomunhão, em nosso País e num contexto comtemporâneo pós-moderno, talvez não seja o caso. Seria aparentemente simples alguém se eximir do peso da consciência, apenas afirmando que nunca fui ou que não é mais católico. Questão resolvida sobre este aspecto!
    Pensamos que a posição da Igreja vai mais além que uma simples “excomunhão”, afinal _ excomungar _ é a sua instância máxima, enquanto Instituição Religiosa… Porém a reflexão vai muito mais além e; com os homens, sem os homens e apesar dos homens, ela esta posta!

    Acreditamos que a desição do Bispo Dom José foi acertada!!!

    Consideramos que a posição do Senhor Presidente do Brasil, esta sim, foi precipitada. Talvez ele sim, se retrate, tão logo tenha a assessoria correta… Esperemos que ele faça isso! Sem querer, ele (o presidente) se posicionou a favor do aborto. E aborto, no Brasil, é crime!!!

    A equipe médica não possui freios psicológicos e/ou espirituais para agir de forma diferente do que agiu. Talvez pudesse ser relevada. Também a atitude da mãe da criança de 09 anos. Nos coloquemos no lugar dela… Precisa de ajuda e de apoio.

    Quanto à criança, “quase” mãe precoce, nada e nem ninguém poderia garantir que a sua gravidez pudesse ser levada a mal termo. A nossa ciência já evoluiu o suficiente para garantir, se assim o desejasse a garantia de vida dos três. Desafiamos a alguém provar o contrário!!! Veja-se o caso dos anencéfalos, que são atrozmente assassinados pelo fato de a lei, inclusive declará-los sem condições de sobrevida… Autoriza, inclusive a retirar os seus órgãos… E temos casos, vários casos de pessoas que puderam nascer assim e permanecem vivas até hoje. Basta procurar. O que pode estar, isto sim, por trás de tudo isso? Não seria teoria arquitetada pelos Tink Tanks (tanques pesados)? Alguém já ouviu falar deles? Pesquisem…

    Não obstante a excomunhão da Igreja, ela (a mãe) e a euipe médica poderá se reconciliar (não com Igreja _ isto é pessoal de cada um) mas com a própria consciência.

    Falando em ciência e religião, Freud já houvera afirmado:

    - “A religião sem ciência é cega. Mas a ciência sem religião é manca”

    Hipólite Leon Denizard Rivail (francês, pedagogo) também disse:

    - “Quando a ciência avançar, avançem com ela!”

    O que de fato é de se lamentar, (na nossa opinião) é a profunda falta de respeito; no caso em particular, de alguns internautas do YR em se posicionar da forma agressiva e chula em relação à atitude de Dom José.Estranha o fato do silêncio dos demais… Afinal, alguém também já houvera dito:

    - “O que me amedronta, não é o barulho dos maus; mas o silêncio dos bons!”

    Me solidarizo com Dom José Cardoso Sobrinho. A ele, minha benção. Aos amigos do YR, minha mão estendida à palmatória, se estiver errado.

    E assino (não como anônimo): assuires@yahoo.com.br

    Paz!!!
    Fonte(s):
    Sou estudante do Curso de Bacharelado em Filosofia, pela Universidade do Sul de Santa Catarina. (UNISUL)

  14. fabianapaulaodm disse:

    RESPOSTA:

    Obrigada a todos que estão comentando, precisamos sair da omissão e do medo de sermos “apedrejados” pela mídia e pela sociedade civil e mos lancemos levando os veradeiros valores éticos e espirituais.

    Dizendo Sim a Vida e Não ao Aborto.
    Obrigada: FÁTIMA SANTANA, FABIANE E RICARDO, ANDRÉA CARLA, ROMILDO RIBEIRO, EDUARDO AIRES, TAMARA ALEXANDRA, LILIAN MARIA, PRISCILA,VANESSA COSTA, RODRIGO, CRISTIANA FERRARI, ALDA SANTOS E ASSUIRES.

    OBRIGADA PELA CORAGEM DE SE PRONUNCIAR DIZENDO NÃO AO ABORTO E SIM A VIDA QUE VEM DE DEUS E SÓ ELE PODE DAR E TIRAR.

    DEUS OS ABENÇOE E POR FAVOR IRMÃOS CONTINUEM COMENTANDO E NOS UNAMOS NESSE PROPÓSITO.
    FRATERNALMENTE,
    FABIANA PAULA.

  15. fabianapaulaodm disse:

    COMENTÁRIO ENVIADO POR ROGÉRIO MENDES PARA MIM.

    Bom dia Fabiana.

    Quanto vale a vida humana.

    Eu diria que vale a vida de Jesus !

    Nestes dias de turbulência financeira no mercado mundial muito se tem falado em socorro ao sistema para que o mesmo não quebre. Governos de quase todos os países do mundo injetam dinheiro e mais dinheiro para que a máquina do capitalismo continue. Há uma preocupação grande de todos os governantes para sustentar o sistema e salvar a economia global.
    Fico pensando de onde vem tanto dinheiro? Bilhões de dólares e euros são despejados na correnteza da crise com o fim de estancar a sangria que se instaurou nas bolsas de todos os mercados mundiais. Para salvar empreendedores, empresas, investidores e podemos dizer sem nenhum medo de errar, para salvar muitos que como jogadores colocam o dinheiro para especular lucros desonestos e fáceis. Homens cobiçosos, tais como aqueles que o profeta Naum descreve que roubam e rapinam dos pobres e oprimidos.
    Onde está o valor da vida nos dias de hoje? Quanto vale a vida de uma criança africana que sem o pão de cada dia morre desnutrida? Onde estão os valores da vida quando vemos nos documentários da mídia esqueletos humanos andando? Quem ainda não viu pela TV o rosto de milhares e milhares de pessoas que morrem de fome sem ser socorrido por governo algum?
    A revista Veja escreve dizendo: “…foi então que governos, bancos centrais e demais instituições financeiras começaram a soltar dinheiro. Dilúvio de grana entrando pelos bolsos que a tragédia das bolsas, alimentada por incompetência, arrogância, ganância e dizem, medo, tinham esvaziado. Bilhões e bilhões escorrem por aí fazendo mais uma vez bancos semelhantes estufarem bolsos e peitos. Voltou a confiança.”*
    Jesus disse há mais de dois mil anos atrás que uma vida humana, só uma, vale mais do que todo a dinheirama que existe. Não adianta ganhar o mundo inteiro e perder a alma. Diz o evangelho que Jesus certa vez viu a multidão que não tinha pão e teve compaixão dela por que eram como ovelhas que não tem pastor. Disse Ele aos seus discípulos: “daí vós mesmos de comer”. Então se deu o milagre da multiplicação dos pães.
    Governos que se dizem cristãos, sociedades que professam o humanismo, a luta pela ecologia, a luta pela preservação de animais e florestas, mas não vêm que há povos, tribos e nações que estão passando fome. Não poucas pessoas estão morrendo diariamente de fome por este mundo afora. Nenhum deles se propôs salvar tais pessoas da miséria e descaso. Para o nosso planeta nosso planeta, seria preciso bem menos riqueza para que milhões e até bilhões de pessoas deixassem de morrer de fome, tivessem uma casa, roupa e saúde.
    O apóstolo Tiago escreve aos ricos dizendo: “agora, vós, ricos, chorai e pranteai por vossas misérias, que sobre vós hão de vir. As vossas riquezas estão apodrecidas e as vossas vestes estão comidas da traça. Eis que o salário dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras e que por vós foi diminuído clama; os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos Exércitos” Tg.5:1-4
    Vivemos num mundo de injustiças tremendas. A China que tem despontado como o país que mais cresce do planeta explora os trabalhadores como Tiago diz acima. Há outras nações injustas principalmente para os operários. No Brasil, em São Paulo, há muitas confecções que exploram de maneira insensível os bolivianos que vivem na clandestinidade no país. Pagam mal, não têm carteiras de trabalho, jornada de mais de treze horas diárias.
    Como discípulos de Jesus Cristo, que somos, sabemos que tais posturas trazem a justiça divina sobre o povo ou nação. Se Israel no passado não foi poupado da disciplina, quanto mais hoje as nações que fazem tais coisas. Isto também se pode aplicar perfeitamente para cada indivíduo, cada pessoa.

    Fica com Deus Fabiana

  16. João Atouguia disse:

    que nome se da a quem,manda matar?
    será que não são assassinos?

  17. João Atouguia disse:

    com os melhores cumprimentos a fábia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.018 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: